sábado, 10 de março de 2012


NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE Telêmaco Borba
Professor Cursista:
Estabelecimento de Ensino: Colégio Estadual Gregório Teixeira                                         Série: 8ª série (9° ano)          Disciplina: Língua Portuguesa
 Período de aplicação: 3 semanas (12 aulas)


Conteúdos
Justificativa

Encaminhamento Didático e Recursos Metodológicos:
Avaliação (Critérios e Instrumentos)
Referências
Estruturantes

A nossa sociedade carece de informações sobre seus direitos e deveres, hoje, encontram-se as informações disponíveis a todos, como afirma e vimos no decorrer do curso. No entanto uma pequena parcela da população sabe disso e tem acesso a elas. A outra parcela está aquém dessas informações, pois muitas pessoas não detêm dos meios de comunicação para que possam se interar do assunto.
Para aplicar o plano de trabalho docente, optei por 8ª série (9º ano), de um Colégio da periferia, com o objetivo de levantar questionamentos sobre o que pagamos e o que temos de ofertas, tantos nos serviços públicos, como saúde, educação e benfeitorias no bairro onde está inserido o colégio. O assunto a ser abordado encontra-se no Caderno três, páginas 24, 25, 26, 27 e 28.


1º momento: Apresentar um vídeo: “A Pantera cor de Rosa: a Pantera e os impostos”. http://youtu.be/XtIX7-l0dg4;

2º momento: Discussão sobre o vídeo abordado sobre os impostos através de uma roda de conversa, fazendo um paralelo com os impostos brasileiros. Acredita-se que os alunos farão à comparação. Levantar os seguintes questionamentos:
- Vocês sabem quanto sua família paga de impostos?
- Quando compramos determinados produtos, pagamos impostos embutidos no valor?
- O que é IPVA, IPTU, ICMS, IPI?
- Quem ganha menos paga mais impostos?;

3º momento: Entregar aos alunos o texto, este sendo da tipologia jurídica, contendo o conteúdo “Espécies de tributos”, explicar o gênero textual, sendo este baseado nas leis da Constituição Federal, apontando para a linguagem diferenciada em que o texto é redigido;

4º momento: Pedir para que os alunos em grupos, compostos por quatro membros, leiam o documento, e busquem no dicionário as palavras das quais não conhecem os significados, os dicionários estarão à disposição na mesa do professor;

5º momento: Ler juntamente com os alunos o texto, explicando, questionando o assunto;

6º momento: Para assimilação do conteúdo será apresentada uma atividade impressa (cruzadinha e enumeração de colunas), a mesma será resolvida individualmente, em seguida será feita à correção coletiva, visto que surgindo dúvidas possamos saná-las naquele momento;

7º momento: Como tarefa de casa, os alunos providenciarão junto à família, talão de luz, para uma atividade que será realizada na próxima aula;

8º momento: Na aula seguinte pedir para que os grupos analisem os talões por eles trazidos, observando a taxa de iluminação pública, verificando que ali constam os impostos, que são tributos: ICMS, PIS/PASEP, COFINS, com isto eles perceberão que somos nós que mantemos o país, também outras observações e apontamentos que forem surgindo no decorrer da aula. Lembrá-los de que os brasileiros não “ganham” favores dos serviços públicos: como saúde, educação, ou seja, o Estado não está prestando favor, mas sim prestando serviço pelos tributos recolhidos. E que estes serviços têm que ser de melhor qualidade, visto que os impostos são uns dos mais altos do mundo;

9º momento: Para finalizarmos o trabalho, ler juntamente com os alunos através de slides o poema “Penso e passo” da escritora curitibana Alice Ruiz;

10º momento: trabalhar a interpretação textual refletindo sobre o poder que o cidadão tem em mudar o mundo, então ajudá-los a perceber que podemos exigir dos governantes melhores serviços prestados a sociedade.

Vídeo, slides, TV multimídia, atividades impressas, livro didático (Novo diálogo), talões de luz e dicionários de Língua Portuguesa.


O aluno deverá:

- discutir e compreender o que são tributos;

- resolver as atividades propostas (impressas);

A avaliação dá concomitante, ou seja, no decorrer das aulas.





































“A Pantera cor de Rosa: a Pantera e os impostos”. http://youtu.be/XtIX7-l0dg4;


BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Novo Diálogo.  1ª ed. – São Paulo: FTD, 2006.

BRASIL, Ministério da Fazenda. Função social dos tributos. / Programa Nacional de Educação Fiscal. 4. ed. Brasília: ESAF, 2009.













































































Discurso como prática social








Específicos




- Espécies de tributos;
- Intencionalidade textual (leitura)
- Conteúdo temático; (escrita)
- Elementos composicionais do gênero (escrita)
- Argumentos (oralidade)












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