NÚCLEO
REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE Telêmaco Borba
Professor
Cursista:
Estabelecimento
de Ensino: Colégio Estadual Gregório
Teixeira
Série: 8ª série (9° ano) Disciplina: Língua Portuguesa
Período
de aplicação: 3 semanas (12 aulas)
|
Conteúdos
|
Justificativa
|
Encaminhamento Didático e Recursos Metodológicos:
|
Avaliação (Critérios e
Instrumentos)
|
Referências
|
Estruturantes
|
A
nossa sociedade carece de informações sobre seus direitos e deveres, hoje,
encontram-se as informações disponíveis a todos, como afirma e vimos no
decorrer do curso. No entanto uma pequena parcela da população sabe disso e
tem acesso a elas. A outra parcela está aquém dessas informações, pois muitas
pessoas não detêm dos meios de comunicação para que possam se interar do
assunto.
Para
aplicar o plano de trabalho docente, optei por 8ª série (9º ano), de um
Colégio da periferia, com o objetivo de levantar questionamentos sobre o que
pagamos e o que temos de ofertas, tantos nos serviços públicos, como saúde,
educação e benfeitorias no bairro onde está inserido o colégio. O assunto a
ser abordado encontra-se no Caderno três, páginas 24, 25, 26, 27 e 28.
|
1º momento:
Apresentar um vídeo: “A Pantera cor de Rosa: a Pantera e os impostos”. http://youtu.be/XtIX7-l0dg4;
2º momento: Discussão sobre o vídeo abordado
sobre os impostos através de uma roda de conversa, fazendo um paralelo com os
impostos brasileiros. Acredita-se que os alunos farão à comparação. Levantar
os seguintes questionamentos:
- Vocês sabem quanto sua família paga de
impostos?
- Quando compramos determinados produtos, pagamos
impostos embutidos no valor?
- O que é IPVA, IPTU, ICMS, IPI?
- Quem ganha menos paga mais impostos?;
3º momento: Entregar aos alunos o texto, este
sendo da tipologia jurídica, contendo o conteúdo “Espécies de tributos”,
explicar o gênero textual, sendo este baseado nas leis da Constituição
Federal, apontando para a linguagem diferenciada em que o texto é redigido;
4º momento: Pedir para que os alunos em grupos,
compostos por quatro membros, leiam o documento, e busquem no dicionário as
palavras das quais não conhecem os significados, os dicionários estarão à
disposição na mesa do professor;
5º momento: Ler juntamente com os alunos o texto,
explicando, questionando o assunto;
6º momento: Para assimilação do conteúdo será
apresentada uma atividade impressa (cruzadinha e enumeração de colunas), a
mesma será resolvida individualmente, em seguida será feita à correção
coletiva, visto que surgindo dúvidas possamos saná-las naquele momento;
7º momento: Como tarefa de casa, os alunos
providenciarão junto à família, talão de luz, para uma atividade que será
realizada na próxima aula;
8º momento: Na aula seguinte pedir para que os
grupos analisem os talões por eles trazidos, observando a taxa de iluminação
pública, verificando que ali constam os impostos, que são tributos: ICMS,
PIS/PASEP, COFINS, com isto eles perceberão que somos nós que mantemos o
país, também outras observações e apontamentos que forem surgindo no decorrer
da aula. Lembrá-los de que os brasileiros não “ganham” favores dos serviços
públicos: como saúde, educação, ou seja, o Estado não está prestando favor,
mas sim prestando serviço pelos tributos recolhidos. E que estes serviços têm
que ser de melhor qualidade, visto que os impostos são uns dos mais altos do
mundo;
9º momento: Para finalizarmos o trabalho, ler
juntamente com os alunos através de slides o poema “Penso e passo” da escritora
curitibana Alice Ruiz;
10º momento: trabalhar a interpretação textual
refletindo sobre o poder que o cidadão tem em mudar o mundo, então ajudá-los
a perceber que podemos exigir dos governantes melhores serviços prestados a
sociedade.
Vídeo, slides, TV multimídia, atividades impressas,
livro didático (Novo diálogo), talões de luz e dicionários de Língua
Portuguesa.
|
O
aluno deverá:
-
discutir e compreender o que são tributos;
-
resolver as atividades propostas (impressas);
A
avaliação dá concomitante, ou seja, no decorrer das aulas.
|
“A Pantera cor de
Rosa: a Pantera e os impostos”. http://youtu.be/XtIX7-l0dg4;
BELTRÃO,
Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Novo Diálogo. 1ª ed. – São Paulo: FTD, 2006.
BRASIL,
Ministério da Fazenda. Função social dos tributos. / Programa Nacional de
Educação Fiscal. 4. ed. Brasília: ESAF, 2009.
|
Discurso como prática social
|
||||
Específicos
|
||||
- Espécies de tributos;
- Intencionalidade textual (leitura)
- Conteúdo temático; (escrita)
- Elementos composicionais do gênero (escrita)
- Argumentos (oralidade)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário