PRÁTICAS DE LEITURA PARA OS ALUNOS DA SAA
PROFESSOR ALTAIR PIVOVAR
UFPR
Atividade com o livro de Eva Furnari
Você Troca? (Eva Furnari)
Você troca um gato contente
Por um pato com dente?
Você troca um canguru de pijama
Por um urubu na cama?
Você troca um coelho de chinelo
Por um joelho de cogumelo?
Você troca um leão sem dente
Por um dragão obediente?
Você troca um ratinho de camisola
Por um passarinho na gaiola?
•Você troca um lobinho delicado
Por um Chapéuzinho malvado?
Você troca um pinguim fantasiado
Por um patim alucinado?
Você troca um mamão bichado
Por um bichão mimado?
Você troca um gato de bota
Por um sapo boboca?
Você troca um varal de feiticeira
Por um final de brincadeira?
Por um Chapéuzinho malvado?
Você troca um pinguim fantasiado
Por um patim alucinado?
Você troca um mamão bichado
Por um bichão mimado?
Você troca um gato de bota
Por um sapo boboca?
Você troca um varal de feiticeira
Por um final de brincadeira?
•Estratégias e recursos da aula
•
RECURSOS:
•
*Livro: "Você troca" , da escritora Eva Furnari
•
*Cartaz destacando as rimas contidas no livro
•
*Jornal com classificados
•
*Revistas com classificados
•
•
Dados da Aula
•
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•
Produzir textos de forma lúdica.
•
Conhecer o livro " Quem troca" da escritora Eva Furnari.?.
•
Apropriar-se do código escrito.
•
Escrever textos com uma característica específica.
•
Duração das atividades
•
2 aulas de 50 minutos
•
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•
Ser leitor e escritor iniciante.
•
ESTRATÉGIAS:
•
Organizados em roda, leia para as crianças o livro " Você troca" da escritora Eva Furnari.
•
Para outras informações, consultar o link abaixo:
•http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resen ha.asp?nitem=82517&sid=18714922712424647367686425&k 5=1C37FBA6&uid=
•
Explorar a capa, o título, as ilustrações e o posicionamento das informações sobre o escritor, ilustrador e editora são procedimentos muito enriquecedores para os leitores iniciantes. Perguntar: Quais são os itens que estão em todas as capas de todos os livros? E qual é o título do livro? Vocês conhecem outros livros dessa autora?
•
Também apresentar a contracapa e a folha de rosto, suas funções e características. Fazer indagações sobre a imagem que ilustra a capa do livro, provocando o interesse e a curiosidade. Perguntar: Qual "pista" essa ilustração da capa nos dá sobre o assunto do livro? O que vocês veem nessa imagem? Vocês conhecem esse ilustrador? As perguntas são estratégia de leitura, porque o aluno vai ficará atento para confirmar as hipóteses que fez.
GATO CONTENTE PATO COM DENTE CANGURU DE PIJAMA URUBU NA CAMA LEÃO SEM DENTE DRAGÃO OBEDIENTE
•
Provocá-los a pensar em outras trocas possíveis, respeitando o critério das rimas, sendo você, professor, o escriba que deverá registrar as ideias possíveis no quadro e problematizar as sugestões que não estejam de acordo com a rima proposta.
•
Mostre aos alunos o caderno de classificados de um jornal, indagando se eles sabem qual é a função daquela seção do jornal. Após levantamento do conhecimento prévio, diga-lhes que há alguns adultos que fazem trocas de objetos através de anúncios, nesta área específica do jornal. Perguntar se os alunos conhecem o que é e para que serve, além de trocar, um classificado de jornal.
•
•
Recursos Complementares
•
•
COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA
•
Com seu traço gaiato e divertido, Eva Furnari propõe as mais
•
exóticas e hilariantes trocas, brincando com as palavras — na tra-
•
dição dos trocadilhos — e também com a reputação de clássicos
•
personagens (como o lobinho delicado e o chapeuzinho malva-
•
do). O texto resulta extremamente expressivo, ainda que sim-
•
ples, muito adequado aos que se iniciam na leitura, pois a cada
•
duas páginas a criança tem um texto completo que, enriquecido
•
pelas ilustrações, diverte e satisfaz sua expectativa de leitor. Não
•
há uma narrativa, uma trama a ser seguida, apenas quadros que
•
estimulam a criatividade dos pequenos. Qual deles não gostará
•
de propor sua troca também?
•
•
•
Depois da leitura:
1.Observem juntos que as trocas têm por base palavras que retomam sílabas ou sons de outras. Releiam cada troca fazendo um levantamento das repetições. Uma sugestão é fazer na lousa um quadro a ser completado no curso da leitura, por exemplo:
•
GATO CONTENTE PATO COM DENTE
•
CANGURU DE PIJAMA URUBU NA CAMA
•
LEÃO SEM DENTE DRAGÃO OBEDIENTE
E assim por diante.
2.Observem juntos cada ilustração, o que elas e a moldura dizem.
A seguir faremos sugestões apenas para alguns dos qua-
dros, mas todos eles merecem um trabalho de observação e
discussão.
3.Na primeira troca (“o gato contente” / “pato com dente”), observem juntos o que as ilustrações dizem e discuta com os alunos:
por que é que o gato está contente? O que é que ele está fazendo
parece estar sentindo? E o pato? Pato tem dente mesmo? O que as molduras desenharam para o pato?
•
5. Pergunte-lhes: Vocês trocariam um “leão sem dente” por um “dragão obediente”? Qual deles vocês prefeririam como animal
de estimação?
•
6. E o “Chapeuzinho malvado”? Como será ela? Pergunte se gos-
•
tariam de trocar a história tradicional do Chapeuzinho delicado
•
e o lobo malvado por essa outra. Como ficaria essa história? Pro-
•
ponha que criem um texto coletivo imaginando essa nova trama.
•
Professor: o registro pode ser feito por você ou revezando os
•
“escribas” na lousa. É aconselhável que criem primeiro o texto
•
oralmente, para evitar repetições ou incoerências.
•
9. Proponha que inventem uma troca para a ilustração da pá
•
gina de introdução. Observem que essa maçã já apareceu na
•
capa tentando abocanhar a minhoca. Esperem: mas não hou
ve uma troca? Quem corre atrás da maçã não é a minhoca? A
frase poderia ficar assim: Uma maçã devorada por uma mi-
•
nhoca apavorada.
•
10. Organize-os em duplas e proponha que um invente uma tro-
•
ca e o outro a ilustre. Depois, já que estamos brincando de tro-
•
cas, trocam-se os papéis.
•
12. Aproveite essa época de “trocas” e traga para a classe alguns classificados de jornais ou revistas anunciando trocas. Analisem juntos a estrutura desse tipo de texto. Depois organizem uma feira de trocas. Cada um deve trazer de casa um objeto (um brinquedo, um livro, etc.) que queira trocar e escrever seu anúncio dizendo também com o que gostaria de trocar. No dia da feira, afixem os anúncios num mural e exponham os objetos.
•
LEIA MAIS...
•1. DA MESMA AUTORA
•• O amigo da bruxinha — Editora Moderna, São Paulo
•• Travadinhas — Editora Moderna, São Paulo
•• Filó e Marieta — Edições Paulinas, São Paulo
•• Violeta e Roxo — Quinteto Editorial, São Paulo
•2. SOBRE O MESMO GÊNERO
•• Não confunda — Eva Furnari, Editora Moderna, São Paulo
•Ampliar a página de um livro, plastificar no papel contacto.(± 30cm de altura);
•Colocar a história misturada, deixar fora o último cartão.
•Os alunos vêm um cartaz, mas não lêem, nesse processo de truncar fazemos com que o aluno leia o processo.
O trabalho com a música é elemento extremamente importante na língua;
• sempre que possível, 1º pelos ouvidos;
•Zeca Balero e Zeca Godinho – O coro das velhas.
•Qual é o nome da velhinha?
•Idade?
•Nome dos dois cantores?
Nenhum comentário:
Postar um comentário