CURSO DE GESTÃO ESCOLAR 2011
Observa-se que grandes são os desafios encontrados na área da Educação, principalmente em se tratando da tecnologia. Em algumas regiões brasileiras ainda há dificuldades em adquirir materiais para que o profissional e mesmo o aluno possam usufruir da maravilha que é viajar no tempo e espaço, adquirindo conhecimentos que antes era prioridade para alguns.
Pode-se perceber que o uso da tecnologia vem auxiliando e dando oportunidades a muitos brasileiros, mesmo sendo através do rádio, e logo após a demanda do Instituto Brasileiro, este, influenciou a vida de muitos brasileiros, principalmente na parte técnica, visto que muitos destes brasileiros não tinham acesso á educação, devido às dificuldades financeiras e até mesmo devido a distância e o deslocamento daqueles que almejavam uma universidade ou uma escola técnica. Hoje as pessoas não vivem sem a tecnologia, sendo elas favoráveis a saúde, educação, podem até não ter um contato direto, mas de alguma forma recebe benefícios produzidos por ela.
Em se tratando da Educação, vimos através dos documentos e vídeos que a tecnologia veio ajudar aqueles que são menos favorecidos. Dando, talvez, a única chance do indivíduo obter um currículo tão almejado. Para tanto temos que nos preocupar em formar cidadãos críticos, mas também se deve formar um acadêmico para prestar serviços na área tecnológica, visto que algumas pesquisas informam que há uma carência de profissionais nestas áreas.
Muitas dificuldades encontram-se nos estabelecimentos de ensino quando se trata de tecnologia, às vezes há material, mas não há suporte para a manutenção do mesmo. Algumas escolas não têm espaço físico adequado para implantar um laboratório de informática, outras não têm pessoas para dar manutenção, sendo que algumas escolas não têm condições de adquirir pilhas para os controles da TV multimídia, por exemplo.
No entanto, a preocupação maior é quando o professor não faz uso das tecnologias; não o faz porque não tem interesse, ou o mesmo alega estar próxima a sua aposentadoria, ou porque apresenta dificuldades para usufruir dos meios tecnológicos, limitando assim, o ensino aprendizagem dos alunos, contribuindo para o fracasso escolar como a evasão e a repetência. O vídeo: “Tecnologia e formação de professores”, segundo a professora Andrea Cecília Ramal aponta que o professor tem que mudar sua forma de pensar, ele não pode ensinar da mesma forma que ensinava a duas ou três décadas atrás. Em tudo há evolução, mas ainda assim, encontram-se profissionais resistentes à tecnologia, acreditando que o conhecimento acontece somente com quadro e giz. Aí talvez esteja a explicação pelo desinteresse daquele aluno “bagunceiro”.
Cabe ao gestor buscar informações e subsidiar os professores quanto as dúvidas de como utilizar determinado material, informá-los dos cursos que são oferecidos gratuitamente, em se tratando do Paraná, temos o auxílio do CRTE, que está disponível para assessorar as escolas e os professores durante a hora-atividade. O incentivo também é válido quando o gestor elogia, divulga determinado trabalho dos professores, pois quem não gosta de receber elogios.
Para que possa-se desenvolver um bom trabalho necessita de uma participação ativa e colaborativa de todos os envolvidos na escola, mesmo para fazer uso dos recursos tecnológicos da educação, aqui não se trata somente do professor,mas também da equipe de agentes I e II , pois hoje temos o Plano de Carreira para esses profissionais. O conhecimento por eles adquiridos é através da tecnologia de informação e comunicação, o TIC, o mesmo amplia os horizontes e também a questão salarial.
Mas para que isso se torne realidade, o gestor necessita buscar informações e fazer uso das mesmas, sendo exemplo para os demais a sua volta. Alguns anos atrás o acesso à informação era restrito, no momento, existem variadas formas de se buscar o conhecimento, o indivíduo só precisa ser orientado de que forma pode ser feito.
Como sabe-se que há inúmeras dificuldades para o gestor administrar, uma delas é a questão financeira, tem-se um laboratório de informática, mas não tem papel e nem tinta para a impressão das atividades, ou não tem uma pessoa responsável para dar atendimento aos alunos quando querem fazer uso do ambiente. Cabe aí o diretor buscar soluções junto ao professores e a própria SEED, pois, para esses desafios que o gestor é posto para gerir um determinado ambiente escolar, mas o desafio maior é fazer com que o professor perceba e sinta a necessidade dos recursos tecnológicos.